Monitorização

Dispomos de um amplo leque de serviços farmacêuticos, nomeadamente a monitorização da Pressão Arterial, Peso, Índice de Massa Corporal (IMC), Glicemia e Colesterol.

Pressão arterial: Se é hipertenso ou toma medicamentos para a pressão arterial (e não tem outros problemas de saúde), deve procurar ter valores inferiores a 140/90mm Hg (ou outros objectivos fixados pelo seu médico). Se for diabético, insuficiente renal ou apresentar outros problemas, estes valores devem ainda ser mais baixos.

Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC): O Índice de Massa Corporal determina-se a partir do peso e altura. Um IMC superior a 25 é considerado excesso de peso e a partir de 30 considera-se mesmo obesidade.

Glicemia: Se é diabético, deve procurar fazer a sua autovigilância. A sua farmácia está também disponível para ajudá-lo na medição periódica da glicemia, caso não queira ou não possa fazê-lo em casa, bem como a atingir os valores recomendados pelo seu médico e a esclarecer as suas dúvidas.
Senão sabe que é diabético, pode fazer o teste, pois pode ter diabetes e não sentir sintomas. Consoante os valores encontrados, o seu farmacêutico poderá aconselhá-lo a uma consulta médica para avaliação.

Colesterol total: Se tem o colesterol alto ou se toma medicamentos para baixar o colesterol, é importante controlar periodicamente estes valores, os quais deverão ser inferiores a 190 mg/dL (ou outro valor fixado pelo seu médico).

A hipercolesterolémia leva anos a aparecer. Quando os primeiros sintomas surgem, já a doença aterosclerótica está instalada. Não deixe que isso aconteça. Conheça os seus valores de colesterol na farmácia.